A Ultraclimatização surgiu da ideia de levar ao mercado soluções inovadoras e ao mesmo tempo de baixo custo de implementação e operação de instalações de climatizadores evaporativos.

Últimos Posts

Solução BrisaClimatização A importância da climatização em templos religiosos

A importância da climatização em templos religiosos

O calor faz parte do dia a dia da maior parte da população do nosso país, mesmo em regiões que possuem climas mais amenos e baixas temperaturas não deixamos de encontrar épocas em que ela fica elevada e quente.

Temperaturas altas são ótimas para realizar alguns tipos de atividades de lazer, no entanto, o calor pode ser muito desagradável para momentos no qual procuramos tranquilidade, conforto e concentração.

Um ótimo exemplo de local no qual é importante ter um clima agradável são os templos religiosos. Estar sentindo-se bem fisicamente é muito relevante quando estamos nesses lugares, pois facilita a concentração e dedicação ao que estamos fazendo, sejam orações ou outros tipos de práticas religiosas. Por isso, é fundamental investir na climatização de templos religiosos, para trazer ainda mais conforto nesses momentos de paz.

Continue lendo e confira a importância e os benefícios da climatização em templos religiosos!

Conforto

Ter um ambiente climatizado é de extrema importância em regiões com temperaturas mais elevadas, e um dos motivos para isso é que assim as pessoas podem permanecer dentro do local com o mínimo de conforto. É muito natural percebermos que lugares que são quentes estão mais vazios do que aqueles que possuem climatização, afinal as pessoas tendem a permanecer onde se sentem fisicamente bem.

Essa situação não é diferente quando pensamos em templos religiosos, os fiéis buscam um ambiente agradável, que proporcione para eles uma sensação de bem-estar. Sentir-se fisicamente bem faz parte desse conforto buscado, e é mais difícil de encontrá-lo no calor, que causa suor, irritação e abafamento.

Acolhimento

Templos religiosos são locais de acolhimento, nos quais os fiéis vão em busca de momentos de reflexão, de contato com suas crenças. São ambientes que recebem aqueles que buscam por ajuda, por conforto espiritual, por paz e tranquilidade. É uma situação complicada sentir-se acolhido em um lugar com uma temperatura desagradável.

Além disso, temperaturas mais amenas trazem a sensação de acolhimento, pois permitem que as pessoas estejam fisicamente mais próximas, sem provocar desconfortos como o abafamento ou a sudorese. As pessoas têm a tendência de sentirem-se mais acolhidas quando estão mais perto das outras, assim sentindo-se mais seguras e protegidas.

Concentração

Outro motivo importante para ter climatização em templos religiosos é a concentração. Temperaturas agradáveis proporcionam uma melhor concentração para o cérebro humano, pois evitam distrações como dores de cabeça, cansaço e transpiração, por exemplo.

Nesses ambientes, a concentração é importante não apenas para quem frequenta, mas também para quem exerce funções no local, e precisam estar com a sua atenção voltada para o seu propósito naquele momento. Uma tendência natural do calor é deixar as pessoas mais agitadas e inquietas, dificultando bastante a concentração e o foco.

Temperatura agradável

É fundamental que templos religiosos tenham características com as que já citamos: conforto, acolhimento e concentração, e para ajudar a conseguir manter essas qualidades, e a satisfação dos visitantes e de quem exerce funções nos templos é muito importante ter um ambiente com temperatura agradável. Isso pode ser alcançado com climatizadores, aparelhos que trazem muitos benefícios para esses locais.

A climatização funciona proporcionando ao ambiente uma temperatura homogênea, ajudando e desfazer aquela diferença entre pontos muito quentes e outros mais agradáveis, o que acaba gerando uma aglomeração de pessoas em determinados locais, enquanto outro ficam mais vazios. Essa aglomeração acaba gerando ainda mais desconforto, pois tende a aumentar a sensação térmica e o calor.

Além disso, os climatizadores trabalham alterando a umidade presente no ar, adicionando água ao ambiente seco. Com isso, eles conseguem reduzir a temperatura do lugar em até 12 ºC, e quanto mais quente e seco for o ambiente melhor o equipamento funcionará e melhores serão os resultados.

Ar renovado

Outro benefício trazido pelo uso de climatizadores é a renovação do ar realizada por ele. O equipamento não funciona apenas como um emissor de ar frio, ele realiza trocas de ar, o que faz dele um grande aliado para a saúde do ambiente e consequentemente das pessoas que costumam circular por ele.

O climatizador realiza, em média, entre 20 e 40 trocas de ar por minuto, proporcionando uma maior qualidade do ar. Com isso, a eliminação de partículas em suspensão no ambiente é reduzida, o que ajuda no combate de mofos, bolor, bactérias e fungos.

Para lugares como os templos religiosos esse é um grande benefício, já que o número de pessoas que circula diariamente nesses espaços é muito grande, o que aumenta as chances de contaminações por vias respiratórias, por exemplo. Com a renovação do ar, o ambiente fica mais saudável e traz mais segurança para os frequentadores.

Consumo consciente

Templos religiosos são locais que possuem um funcionamento extenso, permanecem abertos por muitas horas e, geralmente, todos os dias da semana. Com isso, o gasto energético tende a ser bem elevado, com as luzes, sistemas de som, refrigeração e ventilação.

Por isso, é fundamental pensar em alternativas para reduzir o consumo de energia, não apenas pela conta a ser paga, mas também pelo consumo dos nossos recursos ambientais. A climatização é uma boa alternativa para conseguir aliar consumo consciente com o uso da tecnologia para redução de temperatura. Os climatizadores são mais econômicos, e necessitam de menos energia elétrica para funcionarem.

Menos barulho

Outra vantagem de ter climatização em templos religiosos é o pouco barulho que esses equipamentos produzem. Eles costumam ser silenciosos e mais difíceis de serem percebidos do que os ventiladores, o que é fundamental em lugares nos quais as pessoas buscam silêncio e quietude.

Assim como o calor não deve atrapalhar a concentração e o conforto das pessoas o barulho também não é um convidado agradável dentro de ambientes religiosos, principalmente se forem constantes, como os gerados por equipamentos.

Portas abertas

Por fim, uma das grandes vantagens de ter climatizadores em templos religiosos é que não é necessário deixar portas e janelas fechadas. Esse tipo de ambiente costuma ter como uma de suas características manter-se sempre aberto para que todos possam entrar e sair livremente.

Portas fechadas tendem a inibir as pessoas, fazendo com que elas deixem de entrar nos lugares, já espaços que deixam suas entradas abertas são considerados mais convidativos. A função dos climatizadores não sofre nenhum prejuízo se o ambiente for deixado aberto, para livre circulação de pessoas.

Como vimos, a climatização é muito importante para o bem-estar das pessoas e para atrair visitantes para os lugares, e não seria diferente nos templos religiosos. A climatização é um forte aliado para trazer para esses ambientes as suas características naturais fazendo com que os frequentadores sempre tenham motivos para voltar.

Sem comentários

Deixe um comentário